segunda-feira, 18 de maio de 2009

O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA E O PAPEL DO EDUCADOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE


         Somos sabedores que as mídias estão presente em toda parte, nossos alunos fazem uso diariamente das mesmas. E nós professores sabemos usá-la em nossas práticas educativas?E a escola ainda é uma instituição mais tradicional que inovadora. Diante dessa realidade não é fácil adequar essa nova tecnologia. É preciso mudança.
      Ainda hoje existem escolas que não possuem esse recurso para usar em sala de aula, mas boa parcela já possuem e alguns professores não estão preparados para fazer o uso correto. É preciso atualizar-se, buscar o conhecimento e aprender a manipulá-las para usá-las em nossas aulas diárias e não passar vergonha diante dos alunos que muitas vezes estão mais preparados do que nós.
      Não basta equipar a escola com salas de computadores com internet, sem o preparo do professor, os cursos são de fundamentais importância.
     O uso das tecnologias possibilita grandes oportunidades de conhecimento, interação e busca na internet ampliando visões de mundo. Uma aula planejada com uso das Tics pode ser muito saboreada pelos alunos, porque sai da rotina, possibilita o aluno a busca pelo próprio conhecimento, não sendo o professor o dono da verdade e ainda livram-se da aula expositiva.

2 comentários:

  1. Disse bem Mônica, não basta colocar as máquinas nas escolas, a formação do professor é fundamental, e esse deve querer e buscá-la. Pois se os computadores são os recursos do momento saber usá-los é estar inserido no contexto social. Como disse Paulo Freire “faço questão de ir me tornando um homem do meu tempo. Como indivíduo recuso o computador porque acredito muito na minha mão. Mas como educador, acho que o computador, o vídeo, tudo isso é muito importante” (FREIRE, 2001b, p. 198)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Isanete em gênero, número e grau.Estar capacitado para usufruir dos recursos disponíveis é fundamental e você está, literalmente, inserida nesse contexto.
    Bjim

    ResponderExcluir